O batismo e o selo no Espírito Santo

 

O que é o batismo ou selo no Espírito Santo? É um presente que Deus dá a quem Ele escolhe? É conquistado com boas obras? Ou é um sinal de grande santidade de um crente?

  

Infelizmente existe em nosso meio o entendimento equivocado de que ser batizado ou selado no Espírito Santo significa unicamente falar em línguas. Vamos neste estudo entender o que é na verdade o selo e o batismo no Espírito Santo.

 

 

O SELO NO ESPÍRITO

Para quem almeja se selado no Espírito Santo, este estudo traz uma excelente notícia:

Se alguém aceitou a Cristo como seu Messias e salvador, realizou a ordenança do batismo fazendo assim, parte do Seu corpo espiritual; garantidamente já está selado pelo Espírito. Vemos os exemplos nas escrituras:

 

“em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” - Efésios 1:13,14

 

Paulo diz que todos nós somos "automaticamente" selados com o Espírito Santo ao crermos e aceitarmos a Jesus como nosso meio de justificação e salvação.

 

Se observarmos João 16:8-9, nos daremos conta de que na verdade o Espírito Santo já nos acompanhava e atuava em nosso coração até mesmo antes do batismo pois é Ele quem nos convence de que somos pecadores e que necessitamos do sacrifício de Cristo para a nossa salvação.

 

 

Vamos ler também 1 Coríntios 2:12-13

 

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. - (1 Coríntios 2:12-13)

 

Ser selado no Espírito Santo é você ser “mergulhado” em um nível de espiritualidade ao ponto de Deus conduzir completamente a sua vida rumo ao processo de santificação.

 

Processo no qual nos tornamos a sermos mais parecidos com Cristo ao decorrer de nossa vida; em amor, humildade e santidade. Pois segundo Romanos 8:1-9 todo homem naturalmente é inclinado ao pecado e com isso, caminha em rebeldia e desobediência às leis de Deus. Porém ao ser guiado pelo Espírito, anda em espiritualidade e em obediência aos santos mandamentos e assim, livre da condenação de morte, consequente do pecado (Romanos 6:23).

 

Vamos ler também 2 Timóteo 2:19

 

“Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”  -  2 Timóteo 2:19

 

Ao sermos então “selados”, recebemos a marca como povo de Deus e a garantia de ingressarmos no Reino de Deus; e se não quebrarmos nossa aliança com Ele, estamos assim, selados para a salvação.

 

 

 

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Já o “batismo no Espírito Santo” nada mais é do que o derramamento dos dons espirituais para aperfeiçoar e edificar a igreja. Conforme vemos na profecia do profeta Joel.

 

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.”  -  Joel 2:28

 

Este derramamento então engloba uma diversidade de dons espirituais e não somente o dom de línguas estranhas. Vamos ver o que diz 1 Coríntios 4-11 a respeito:

 

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” - (1 Coríntios 4-11)

 

Há grupos cristãos que só consideram que um crente só foi batizado com o Espírito Santo se manifestar o dom de línguas; contrariando totalmente o que está escrito nas escrituras sagradas que a partir do momento em que cremos em Jesus e obedecemos a ordenança do batismo nas águas, somos selados pelo Espírito e podemos ser batizados também pelo Espírito em uma vasta gama de dons. 

 

Então tal cobrança no “falar em línguas” para demonstrar que está “selado ou batizado” não tem base bíblica e acaba por muitas vezes causando um sentimento de menosprezo no crente o fazendo se sentir um “cristão de segunda classe”.

20200724_145450.png
20200724_145040.png
20200724_144508.png

Estudos &

Análises

Sobre a CCB

Informações

& Curiosidades

ESTA NÃO É A PÁGINA OFICIAL DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Os estudos, análises e opiniões presentes nesta página e no canal não são provenientes do ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e sim, feitos por mim de forma independente.

C.C.B. ESTUDOS - Centro de Capacitação Bíblica