A lei de Deus não se aplica aos justos

ESTA AFIRMAÇÃO DE PAULO SIGNIFICA DE QUE NÃO EXISTE MAIS  LEI A SER CUMPRIDA?


 

★   “Sabendo isto, que a lei não é aplicada para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas” - 1 Timóteo 1:9

 

 

Muitos irmãos utilizam deste versículo isoladamente para pregar que à um cristão não se aplica mais a lei de Deus.

Será mesmo que é essa a mensagem que o apóstolo deseja transmitir?

 

Muito pelo contrário.  Esta é mais uma prova de que as leis de moralidade de Deus nunca foram abolidas.

 

A única maneira de contrabalançar esta “prova” seria alegar que os assassinos e mentirosos, por exemplo, devem obedecer à lei, ao passo de que os cristãos estão isentos dela. Seríamos levados a esta estranha conclusão seguindo o raciocínio dos que usam tal versículo para apoiar o abolimento da lei de Deus.

 

Mas até mesmo esta defesa do ponto de vista anti-lei é inútil. Podem até os mais piedosos justos afirmar corretamente que jamais cometeram pecado? Não. Mesmo os maiores santos tiveram de reclamar repetidamente a confortadora promessa que nos diz: 

 

 ✎   “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” - 1 João 2:1.

 

 

E o mesmo apóstolo que escreveu esta promessa também escreveu:

 

 ✎   “Pecado é a transgressão da lei de Deus” - 1 João 3:4.



 


 

VAMOS AGORA ANALISAR O TEXTO DE 1 TIMÓTEO 1:9 NA FORMA ORIGINAL EM QUE FOI ESCRITO

 

 ✎   εἰδὼς τοῦτο, ὅτι δικαίῳ νόμος οὐ κεῖται, ἀνόμοις δὲ καὶ ἀνυποτάκτοις, ἀσεβέσι καὶ ἁμαρτωλοῖς, ἀνοσίοις καὶ βεβήλοις, πατρολῴαις καὶ μητρολῴαις, ἀνδροφόνοις,

 

 

Note que grifei no texto grego três palavras:  δικαίῳ  (dikaiō), νόμος (nomos)  e  ἀνόμοις  (anomois).


 

Que tem seus significados:

 

  • δικαίῳ  (dikaiō):  cumpridor da lei, obediente à lei -  (ref. G1342)

  • νόμος  (nomos):

  • ἀνόμοις  (anomois):  sem lei, transgressor da lei  -  (ref. G459)


 

✔  Vamos ver uma tradução direta ao manuscrito:

 

“sabendo isto que justo (que observa a lei divina) lei não designado/destinado sem lei mas/e mesmo/também insubordinados ímpio e/também pecadores/depravados profanos e/também profanos/seculares/mundanos/não espirituais parricidas e/também matricidas homicidas.”


 

 ✔  Vamos ver agora, como fica o texto bíblico:

 

“sabendo disto que ao justo (cumpridor da lei), a lei não é destinada, mas sim aos sem lei e insubordinados, ímpios, depravados, não espirituais, parricidas, matricidas e homicidas”


 

Lendo este versículo da forma fiel ao escrito original já é possível extrairmos a verdadeira mensagem que o escritor desejou transmitir. 

Mas vamos analisar também o verso anterior (8):

 

 ✎   "Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;"  - 1 Timóteo 1:8 


 

Deixando de lado o que nos ensinaram sobre tal texto e o que entendíamos a respeito e analisarmos o seu contexto chegaremos facilmente a conclusão de que para àquele que cumpre a lei de Deus, tal não lhe trará nenhuma condenação.

 

Não há realmente nada difícil de compreender sobre esse texto. É uma simples declaração concernente ao propósito da lei que cada juiz, legislador ou leigo hoje concordaria em assuntos civis e religiosos. Para quem são nossas leis criminais estabelecidas? Para os cidadãos de bem? Não, para os transgressores. Nossas leis civis são más aos seus cumpridores? Não! Elas os protegem!

Elas são penosas aos criminosos.

 

Igualmente assim é a lei de Deus!

 

 

Mas está o cidadão cumpridor da lei livre dos requisitos dos códigos civis? Não.

 

O fato da lei não ter suas penalidades aplicadas aos cumpridores e sim, aos transgressores, em hipótese nenhuma deve ser entendido de que tal não existe ou não tem mais validade.

 

Isso não faz nenhum sentido.

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