Jesus resumiu a lei de Deus

CRISTO RESUMIU OU REDUZIU TODOS OS MANDAMENTOS EM APENAS DOIS?

 

★   "Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." - Mateus 22: 37-40

 

 

Existe um precipitado entendimento sobre os dizeres de Cristo em Mateus 22:37-40, onde paira o entendimento de que toda a lei de Deus foi reduzidos e não resumidos em apenas 2.

 

Neste estudo, veremos na verdade ao que Jesus estava se referindo.

 

 

__________________________________________


 

Há uma larga diferença entre resumir e entre reduzir. 

 

  • Resumir:  é extrair a essência de algo

  • Reduzir: significa retirar ítens de algo


 

O que muitos não sabem é que, tais ordenanças já existiam há séculos antes da vinda de Cristo e ele apenas os parafraseou trazendo de volta a condição essencial para que seja possível caminhar em obediência às leis de Deus.




 

VEJAMOS ESTAS MESMAS ORDENANÇAS JÁ EXISTENTES DESDE O ANTIGO TESTAMENTO


 

 ☆  Amar a Deus de todo o coração  ☆  

 

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças." - Deuteronômio 6:5

 

 

 ☆  Amar ao próximo como a ti mesmo ☆  

 

"Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor." - Levítico 19:18


 

 ☛   Como podemos ver, os mandamentos de "amar a Deus" e "amar ao próximo" são mandamentos do antigo testamento, são leis da Torah dadas através de Moisés. Dados da mesma forma que os demais intitulados como "as leis de Moisés"; nas quais há uma errônea compreensão de que são menos importantes pois foram criadas por Moisés; o que não é verdade pois Moisés não criou lei nenhuma.


 

 ☛   Ao lermos o capítulo anterior (5), de Deuteronômio veremos que o "amar a Deus" se trata em obedecer os seus mandamentos.  


 

Se de fato toda a lei de Deus fosse resumida em apenas dois mandamentos; não precisamos nos preocupar com aqueles que nos proíbem de se deitar homem com homem, praticar relações com animais, não fazer tatuagens, não praticar o incesto e dezenas de outros que sabemos ser necessário obedecer...

Não devemos nos esquecer de que se não há uma lei proibindo tal ato, ele não é pecado (Romanos 4:15).

 

Devemos compreender que a lei depende do amor. O amor é a força que temos em cumprir os santos mandamentos de Deus e não o cumprimento literal deles.

 

 ➢  "Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados."  - 1 João 5:2,3

20200724_145450.png
20200724_145040.png
20200724_144508.png

Estudos &

Análises

Sobre a CCB

Informações

& Curiosidades

ESTA NÃO É A PÁGINA OFICIAL DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Os estudos, análises e opiniões presentes nesta página e no canal não são provenientes do ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e sim, feitos por mim de forma independente.

C.C.B. ESTUDOS - Centro de Capacitação Bíblica