O significado bíblico de iniquidade

Nos deparamos muitas vezes durante a leitura das escrituras do Novo Testamento, com a palavra "iniquidade” sem ao menos sabermos de fato, qual seu real sentido bíblico em algumas passagens. 

 

Vamos descobrir nesse pequeno estudo referente a esta simples palavra, o que na verdade ela significa e qual diferença ela pode impactar em nosso compreendimento sobre a palavra de Deus.



 

VAMOS ÀS SITUAÇÕES BÍBLICAS QUE CARECEM DE ANÁLISE SOBRE TAL PALAVRA

 

 Mateus 7:21-23

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor. entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

 

Mateus 13: 41

"Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade"

 

Mateus 23: 28

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."

 

Mateus 24: 12

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos"

 

Romanos 4: 7

"Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos."

 

Romanos 6: 19

"Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da iniquidade para a iniquidade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação"


 

2 Coríntios 6: 14

"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"

 

2 Tessalonicenses 2: 3 

"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição"

 

2 Tessalonicenses 2: 7

"Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;"

 

Tito 2: 14

"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras"

 

Hebreus 1: 9

"Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros."

 

Hebreus 10:17

"acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados, das suas iniquidades, para sempre"

 

1 João 3: 4

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é iniquidade"


 

 

O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA "INIQUIDADE" NAS PASSAGENS BÍBLICAS CITADAS


 

  • INIQUIDADE:  ανομια [anomia] 

  • ανομια [anomia] :   ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "SEM", e νομος [nomos] "LEI" = "sem lei") 

 

         ☛   Negação da lei, transgressão da lei, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei 


 

Como podemos contemplar, a palavra original que foi substituída pela palavra INIQUIDADE significa TRANSGRESSÃO DA LEI . Será mesmo que não precisamos mais obedecer as leis de Deus?

 

 

Mas antes de encerrar o estudo, gostaria de focar na passagem supracitada de Mateus 7:21-23

 

 ✎  “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor. entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a desobediência á lei.”

 

 ➟  Como podemos claramente entender, através de muitos acontecerá sinais, milagres, profecias e exorcismos; porém mesmo assim estes não se salvarão por transgredirem a lei de Deus.


 

 "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."  -  Apocalipse 14:12 

20200724_145450.png
20200724_145040.png
20200724_144508.png

Estudos &

Análises

Sobre a CCB

Informações

& Curiosidades

ESTA NÃO É A PÁGINA OFICIAL DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Os estudos, análises e opiniões presentes nesta página e no canal não são provenientes do ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e sim, feitos por mim de forma independente.

C.C.B. ESTUDOS - Centro de Capacitação Bíblica