Como e porque guardar o sábado

Primeiramente quero deixar esclarecido de que neste estudo não estou apresentando  uma análise de forma mais detalhada e profunda tentando provar de que o mandamento da guarda do sábado dentre outros é sim válido para todos no mundo de hoje (como faço em outros estudos em meu canal), mas sim, explicar para aqueles que já compreenderam a validade do referido mandamento, como que ele deve ser executado.

Mas se você ainda tem alguma dúvida, continue acompanhando as minhas análises.

 

É também de suma importância frisar de que este material é explicativo em referência ao sábado semanal; ou seja, referente a guarda do sétimo dia da semana. Pois de acordo com um estudo que postei anteriormente, existem dois tipos de sábados bíblicos. Aconselho a quem ainda não assistiu, a assisti-lo até antes de ver este estudo. O link está na descrição deste vídeo.

 

Bom, vamos agora saber de fato o que é proibido fazer no sétimo dia da semana conforme o santo mandamento.

 

Vamos enumerar e analisar  as ordenanças:



 

PROIBIDO

 

  1. É proibido o trabalho servil, profissional e lucrativo (salvo algumas exceções que colocarei aqui).

  2. É proibido acender fogo no sábado.

  3. É proibido preparar alimentos de forma que deva-os cozer ou assar.

  4. Usufruir de serviços de terceiros neste dia que não sejam especificados como permitidos (já vamos ver estes).

 

*São proibidas também todas as outras práticas que o restante das ordenanças de Deus vetam (proíbem).




 

PERMITIDO

 

* Na verdade tudo o que não é proibido no sábado ou em demais mandamentos, é permitido neste dia. Eu apenas frisei algumas situações nas quais há maior polêmica.


 

  1. Serviços de saúde, socorro e segurança e religiosos.

  2. Fazer o bem à pessoas e animais.

  3. Relações sexuais de um casal dentro de seu período permitido por Deus (em breve postarei um estudo a respeito).




 

AO QUE SE REFERE A GUARDA DO SÉTIMO DIA DA SEMANA?

É de total irresponsabilidade apresentar um estudo de como se guardar este dia mas não mostrar o motivo no qual o Criador instituiu este dia como um dia santo.

 

Muitos creem e pregam de que o referido mandamento se trata de uma ordenança “cerimonial” e sendo assim, findou em Cristo. Coisa na qual não há nenhum tipo de base bíblica. Pois ordenanças chamadas de “cerimoniais” eram aquelas praticadas dentro do tabernáculo ou templo e eram de quesito religioso para expiação e ofertas à Deus. e o mandamento em questão não tinha nada de religioso ou ritualístico!


 

Vamos examinar Gênesis 2:1-3

 

“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” 

 

Conforme vemos, após terminar toda a sua obra criacional, Deus abençoou o sétimo dia e o santificou.


 

Vamos agora ler Êxodo 20:8-11

 

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” 

 

Então vemos nesta passagem de Êxodo que Deus, ao lembrar do descanso do sétimo dia ao seu povo, deixou explicado qual é o motivo. E vemos claramente de que tal mandamento se trata de um memorial a criação da vida. E não a libertação da escravidão do Egito como muitos pensam; e inclusive tenho já no canal um estudo a respeito e o link está na descrição deste vídeo.




 

DO QUE SÃO PROIBIDOS

Já sabendo do que se refere o mandamento, vamos ver agora mais detalhadamente sobre as proibições que circundam tal dia.



 

☢ TRABALHOS PROIBIDOS ☢

 

Existem muitas dúvidas e controvérsias sobre o que é de fato proibido no sétimo dia. Vamos ver em Êxodo 20 o que realmente é proibido referente a atividades.

 

Vamos examinar o texto massorético da passagem de Êxodo 20:10 onde encontramos tal proibição.

 

Vamos rever na versão JFA:

 

“Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.”


 

Neste tipo de tradução bíblica, a afirmação “não farás nenhuma obra”  foge da veracidade da mensagem e leva muitos ao erro pois a ideia do que é proibido em relação a alguma atividade está neste caso vaga demais.

 

Vamos então ver como está no texto massorético do manuscrito do códice Leningrad:

 

 


 

No manuscrito vemos destacado de que tal mandamento foi originalmente  escrito nele usando o substantivo כָל (kal), e o substantivo femenino מְלָאכָ֡֜ה (melakah).


 

Nos quais possuem os significados:

 

כָל (kal): nenhum, qualquer, deixar de fazer “uma totalidade”

כָמְלָאכָ֡֜ה (melakah): trabalho secular, negócios, trabalho servil, atividade financeira

 

Então na verdade, o tipo de atividade proibida no sábado são as profissionais, os negócios lucrativos. Também serviços domésticos devem ser cessados neste dia.

 

Repito, e obviamente também qualquer outra atividade que venha a transgredir os demais mandamentos de Deus. 

 

Já os serviços religiosos e medicinais; tendo em vista de que os sacerdotes eram responsáveis por tais atendimentos na época e isso não era considerado transgressão.

 

Também vemos de que não houve ordenança para que os soldados de Israel deixassem seus postos neste dia. Inclusive na época de Josué quando estiveram em guerra com os habitantes de Canaã para a retomada daquelas terras. Pois tal serviço também é vital.

 

Então podemos entender de que os serviços religiosos, medicinais e de segurança não configuram uma quebra de mandamento do sábado.



 

☢ ACENDER FOGO NO SÁBADO ☢

 

Também existe uma proibição para tal referente ao descanso deste dia. Vamos ver em Êxodo 35:3

 

“Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.”


 

Deus não deixou esclarecido o motivo desta proibição. Os adventistas dizem é que porque naquela época demandava certo esforço para acender fogo pois tinha que apanhar lenha e corta-la. Porém eu não entendo desta forma pois a lenha já poderia estar separada e preparada na casa mas não existe nenhuma ressalva neste mandamento.

Então na minha concepção, eu prefiro não infringir tal proibição.




 

☢ PROIBIDO COZER, ASSAR ALIMENTOS ☢

 

O mandamento também nos proíbe que no sétimo dia preparemos alimentos que necessitem de cozer ou assar. Podemos consumir tais alimentos já preparados no dia anterior ou outros que não necessitem deste preparo como por exemplo sanduíches, enlatados, a base de laticínios, frutas e saladas.

 

Vamos ver tal ordenança em Êxodo 16:23

 

"Moisés lhes disse: “Foi o que o Senhor ordenou: ‘Amanhã será um dia de descanso, o sábado consagrado para o Senhor. Portanto, assem ou cozinhem hoje a quantidade que desejarem e guardem o restante para amanhã’”.

 

Deus ordena de que no dia anterior ao sétimo dia ou seja, na sexta-feira que é biblicamente conhecido como "o dia da preparação", preparemos toda a alimentação que requer que seja cozida ou assada que consumiremos no sábado.

 

Na antiguidade os israelitas nas épocas de inverno mantinham seus fornos aquecidos com as chamas alimentadas para não se apagarem e assim, mantendo suas casas aquecidas e podendo também aquecer os alimentos já preparados.

 

Já nos dias de hoje, para alimentos nos quais são necessários serem aquecidos, podemos utilizar como outra opção o forno de microondas.

 

Porém nos dias quentes de verão, o mais aconselhável é nos alimentarmos de sucos naturais, frutas, saladas e alimentos leves assim nos aconselham os profissionais de saúde.



 

☢ USUFRUIR DE SERVIÇOS DE TERCEIROS ☢

 

Não basta nós guardarmos o mandamento do descanso do sétimo dia e usufruirmos do trabalho do próximo; ou seja, usufruirmos da transgressão alheia. 

Salvos os serviços essenciais à vida, saúde, segurança pública e religiosos, qualquer outro tipo de prestação de trabalho configura-se como uma transgressão e não podemos nos beneficiar ou incentivar tal ato.

 

Mesmo que você queira ir em um culto religioso, mas se precisar pegar um táxi ou ônibus; melhor que fique em casa pois de nada adianta ir no culto se para isso se fez necessário fazer parte de um pecado contra Deus. 

 

Esse exemplo cabe para qualquer outra situação pois fora os serviços essenciais de saúde, socorro e de segurança, todo o resto pode esperar.





 

DO QUE SÃO PERMITIDOS

Vamos falar agora do que é permitido no sábado.

 

Conforme eu expliquei no início deste estudo, tudo o que não é proibido no sábado ou em demais mandamentos, é permitido neste dia. Vamos apenas abordar algumas situações nas quais há maior polêmica e dúvidas.




 

✔ SERVIÇOS ESSENCIAIS DE SAÚDE, SOCORRO, SEGURANÇA E RELIGIOSOS ✔

 

Bom… já serviços essenciais à vida não é imputado como trangressão do sábado. São eles:

 

* Serviços de ambulâncias, médicos e hospitalares.

* Serviços de bombeiros.

* Serviços de segurança pública como, guardas municipais, polícias, segurança privada e de patrimônio (caso realmente imprescindível para resguardar uma vida) e forças armadas.

 

Ao examinarmos o antigo testamento, veremos que os sacerdotes desempenhavam além do serviço religioso, os serviços de atendimento médico também. Eles eram responsáveis por desempenhar a medicina nos casos de emergência como podemos observar no livro de Levíticos.

 

Hoje temos serviços especializados para casos de incêndios ou em casos que são necessários resgates em acidentes ou qualquer situação de risco e urgência e emergência. Naquela época não; porém não existe em nenhuma linha do mandamento referente ao sábado a proibição de socorrer uma pessoa. Imagine se o próprio Deus faria tal coisa!

 

A mesma linha de entendimento também se aprega aos serviços de segurança pois também não vemos por exemplo, ordens da guarda de Israel ser pausada no dia de sábado. Tanto que tal guarda era totalmente indispensável durante a peregrinação do povo durante os 40 anos no deserto e mais ainda quando estavam em guerra com outros reinos na retomada de posse da terra prometida.

Vemos também um sistema de vigilância para resguardar de que comerciantes não entrassem na cidade no dia de sábado em Neemias 13:15-22.

 

É importante eu frisar uma observação de que; se a humanidade guardasse os mandamentos de Deus, todos estes serviços essenciais praticamente não seriam necessários pois além de contarmos com as bençãos e proteção divina em sua plenitude, a sociedade não teria problemas com roubos, furtos, assassinatos, vandalismos e muitos tipos de acidentes.

 

Viveríamos sem sombra de dúvidas, em uma sociedade mais justa, pacífica, próspera e feliz!



 

✔ FAZER O BEM À PESSOAS E ANIMAIS ✔

 

Outro entendimento que sinceramente eu não entendo de onde tiraram é de que aos sábados, Deus proibiu de se fazer o bem ou prestar qualquer tipo de socorro à alguém ou à algum animal.

 

O próprio Cristo disse que “é lícito fazer o bem no sábado” conforme lemos em Mateus 12:12.

 

“Lícito”, é tudo o que anda em conformidade com uma lei, e “ilícito” é  tudo o que anda em desconformidade. Então Cristo nesta passagem estava afirmando de que fazer o bem está em conformidade com a lei de Deus ao que tange o mandamento do sábado.

 

Como podemos observar no manuscrito do códice sinaítico, foi usado o verbo grego ἔξεστιν (exestin) - ref.G1832 que tem como significado “fazer algo que é permitido”. Aqui Jesus não estava em hipótese nenhuma falando de que o mandamento do sábado não era mais válido ou necessário. Era até uma boa oportunidade para fazer tal declaração, mas de fato não a fez pois não é verdadeira.

 

A concepção de tornar o dia do sábado um dia pesado para se guardar, era totalmente uma distorção principalmente dos fariseus daquela época. E ao que envolve tal mandamento, Cristo não veio abolir e sim, reensinar a como usufruir de um dia que sob a vontade de Deus, deve ser um dia deleitoso conforme vemos em Isaías 58:13-14

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então, te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor o disse."

Podemos ver Jesus repreendendo-os por tornarem os mandamentos de Deus um fardo de se carregar por conta dos dogmas inseridos na passagem de Marcos 7:6-13. Deus jamais daria um mandamento que proibisse de se fazer o bem ao nosso próximo!

"E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte. Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas."


✔ RELAÇÕES SEXUAIS DE UM CASAL DENTRO DE SEU PERÍODO PERMITIDO  POR DEUS (em breve postarei um estudo a respeito). 


 

Também não é encontrada nas escrituras alguma proibição referente a um casal que esteja em matrimônio (biblicamente aceito é claro), de praticarem atos sexuais no dia do sábado.

 

______________________________________

 

 

 

Realmente a população mundial no decorrer dos séculos moldou-se socialmente, culturalmente, e economicamente sob os moldes da transgressão do descanso do sétimo dia. Onde se parece impossível parar quase todo o tipo de serviços sem que nossa sociedade entre colapso e ruínas. 

 

Muitos se esquecem de que o principal pilar de nossa relação com Deus e de obtermos o Seu favor é a fé!

 

Será que de fato, o povo entraria em ruínas ao obedecer este mandamento? Vamos ver as promessas de Deus que circundam a obediência não apenas deste, mas ao sermos fiéis à Ele em plenitude:

 

"E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres. O Senhor entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus. O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão temor de ti. E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires." - Deuteronômio 28:1-14

Será que esta promessa de Deus estaria restrita somente ao povo de Israel? Não disse o Senhor de que todos os Seus mandamentos são tanto para os naturais de Israel quanto para qualquer estrangeiros e os abençoará também com as mesmas bençãos conforme vemos em Levítico 24:22 e Isaías 56:1-?

"Uma mesma lei tereis: assim será para o estrangeiro como ao natural de Israel; pois eu sou o Senhor, vosso Deus." - Levítico 24:22

"Assim diz o Senhor: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isso, e o filho do homem que lançar mão disso, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal. E não fale o filho do estrangeiro que se houver chegado ao Senhor, dizendo: De todo me apartará o Senhor do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao Senhor, para o servirem e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos."  -  Isaías 56:1-7


 

"Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando." - Deuteronômio 4:2

20200724_145450.png
20200724_145040.png
20200724_144508.png

Estudos &

Análises

Sobre a CCB

Informações

& Curiosidades

ESTA NÃO É A PÁGINA OFICIAL DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Os estudos, análises e opiniões presentes nesta página e no canal não são provenientes do ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e sim, feitos por mim de forma independente.

C.C.B. ESTUDOS - Centro de Capacitação Bíblica