Deus trabalha no sábado

Por Deus "trabalhar" no sábado, devemos transgredir o mandamento?

 

"Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." - João 5:16-17


 

Nesta passagem Jesus alega que até Deus trabalha no sábado e por este fato,dizem que o sábado foi abolido.

Porém se observarmos o que diz em Marcos 2:27 vemos claramente que o sábado foi feito para o homem e não para Deus.

 

"E prosseguiu: O sábado foi feito POR CAUSA DO HOMEM, e não o homem por causa do sábado." - Marcos 2: 27

 

 ✔ O sábado foi instituído para o descanso e adoração humana.

 

 

Será mesmo que tal afirmação de Cristo representa um cancelamento da observância do sábado? O mandamento também nos proíbe de tirar a vida de alguém; porém Deus não pode ceifar uma vida quando Ele bem achar oportuno?

 

Desde a criação do mundo, Deus nunca deixou de “trabalhar”, de cuidar de nós. Caso contrário, satanás destruiria esse mundo num piscar de olhos.

 

E se isso desse o aval para não obedecermos Seu mandamento, por qual motivo Ele o escreveria nas tábuas de pedra com Seu próprio dedo e por tantas vezes teria castigado Israel pela transgressão do shabbat? Seria algo totalmente contraditório . 

 

 

O mandamento do sábado é um memorial do ato criacionista do Eterno Deus para o homem.  



 

 ➠  Ao analisarmos o tipo de atividade proibida no shabat (sábado), em Êxodo 20:8-11, encontraremos a palavra hebraica "מְלָאכָה (mĕla'kah)"  a qual significa trabalho laboral, profissional, lucrativo, servil. E não uma atuação na obra de Deus, espiritual; que tem como palavra hebraica "עֲבוֹדָה (Ìabowdah). 

Nesta situação o significado de “trabalhar” usado por Cristo não representava o trabalho laboral (o qual de fato é proibido no mandamento), mas sim um trabalho espiritual, de caridade e amor. Pois de fato Jesus não estava realizando nenhum serviço profissional e fora julgado por praticar a caridade, algo que jamais foi proibido por Deus. E como Deus sempre trabalha a favor de Seus filhos, Cristo também assim o fazia.

20200724_145450.png
20200724_145040.png
20200724_144508.png

Estudos &

Análises

Sobre a CCB

Informações

& Curiosidades

ESTA NÃO É A PÁGINA OFICIAL DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Os estudos, análises e opiniões presentes nesta página e no canal não são provenientes do ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e sim, feitos por mim de forma independente.

C.C.B. ESTUDOS - Centro de Capacitação Bíblica